Porque o Flash é um LIXO

Obs: Esse artigo é antigo. Dizem que o Flash agora é indexado direito e já está um pouco mais acessível, mas ainda tem gente que exagera.

Há alguns anos, todo mundo dizia que o Flash seria o futuro. Várias pessoas faziam sites 100% em Flash, cheios de firulas que mais pareciam uma árvore de natal. O pior é que ainda há desenvolvedores que apostam no Flash no site todo. Detesto o Flash por vários motivos.

O Flash me faz perder tempo

O pessoal inventa efeitos pesados que tornam o carregamento e a exibição do conteúdo mais lentos.

Exemplo: MagneticNorth é terrível! Eu demorei pra entender como navegar nele, depois dos efeitos então... fiquei perdido. A cada click, um novo desafio. (Atualização: o site está offline)

Bubblex é um template cheio de efeitos inúteis. Você acha realmente necessário? Por que não mostrar logo o conteúdo? Acho que o pessoal entope de efeitos, pois o conteúdo não presta.

O Flash é mal indexado pelos robôs de busca

O circão que o Flash proporciona é dificilmente visto pelos buscadores. Não há como eles diferenciarem os elementos como em um HTML semântico. No HTML podemos usar as tags H1, H2 e outras para determinar a relevância dos textos.

Ele não sabe quando desligo os gráficos

Pessoas que desligam os gráficos:

  • Deficientes que usam o navegador Lynx com leitores de tela.
  • Navegadores WAP[bb] com planos limitados.
  • Usuáros de PDAs[bb] que consomem muita memória com gráficos.

É difícil atualizar sites em Flash

Abrir FLAs, compilar o SWF enviar para o servidor... Por que não só mudar o CSS pra mexer no design e usar um CMS (Content Management System, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) para atualização de conteúdo?

A Otimização para Sites de Busca (SEO) não existe

A maioria dos usuários começam a navegação por um site de busca. Como ele vai procurar algo em seu site em Flash se ele não é texto-plano?

Não posso favoritar um determinado texto, abrir em nova janela, voltar a última página pelos botões do navegador ou enviá-lo a um amigo

O link em Flash não é como um link em HTML. Não posso guardar o link para ler mais tarde. Tenho que anotar o site e passar por todas as animações chatas até chegar nele. No caso de enviar a um amigo, tenho explicar como chegar ao texto.

Exemplo: Road Runner ~ quantas instruções você tem que dizer a um amigo para chegar a um determinado texto? Com HTML, bastaria o link.

Quais as vantagens de seguir os Padrões Web (Web Standards)?

O código fica mais limpo, simples e é mais fácil fazer manutenção. Além disso, você ganha um site otimizado para os sites de busca e acessível para os deficientes.

Para mim Design é...

uma interface em que o usuário que nunca a viu não precisar pensar pra usá-la. Ele olhar e estar tudo óbvio. O usuário fica feliz quando consegue acessar um site e achar tudo facilmente, e ele não gosta de ter que decifrar como navegar em um site como o MagneticNorth, citado acima. Provavelmente, você não voltará no MagneticNorth, nem o usuário que chegou em seu site pela primeira vez e demorou mais de 2 minutos procurando algo e não obteve sucesso.

Sites que não usam Flash, seguem os Padrões Web e nem por isso deixam de ser bonitos

BandPush, Jesus Rodriguez Velasco e Moodboard. Todos retirados do CSS Beauty que contém os mais belos sites feitos em CSS.

Quem quer um site rápido não precisa de Flash e sim CSS!

Fontes de pesquisa: Spacey Ideas, Revolução Etc e UseIt.